top of page

O nome "Centro Espírita Jeovah” de Formosa, Goiás, como foi chamado a partir de 13 de novembro de 1951, merece um capítulo a parte. Nessa data, reuniram-se na casa do Sr. Edson de Abreu alguns estudiosos da Doutrina Espírita sob a presidência do Sr. Aiçor Fayad, procedendo-se à prece e posteriormente à eleição da diretoria para o ano seguinte, sendo eleita presidente a Sra. Nair de Castro Guimarães.

 

Nesta mesma ocasião procedeu-se a escolha do nome do Centro que não poderia permanecer sob a nomenclatura “Deus, Amor e Caridade”, pois segundo os citados Estatutos, deveriam estar presentes para isso dois terços dos irmãos da antiga diretoria, o que foi impossível. Assim sendo, o Sr. Aiçor sugeriu que fosse escolhido outro nome para representar o grupo.

 

Aceita a sugestão, apareceram como opções os nomes Bitencourt Sampaio e Joanna D’arc. Como não se conseguia decidir, rogaram ao Pai Celestial, em prece, a Sua inspiração. Nesse momento, sentiram uma energia diferente agradabilíssima, que anunciava a chegada dos espíritos a quem se pretendia homenagear. Joana D’arc agradeceu a homenagem mas considerou mais merecedor o mentor do grupo, Bittencourt Sampaio, a quem passou a palavra. Este, por sua vez, aproveitou o ensejo para ensinar, colocando que o nome não é tao importante para os espíritos desencarnados como para nós, pois os nomes variam nas sucessivas encarnações; o único nome imutável é o de “Deus”, tenha a variação nominal que tiver.

 

Baseados nas colocações feitas, resolveram fazer um sorteio, incluindo as duas sugestões iniciais e uma terceira: o nome Jeovah. Que surpresa tomou quando foi sorteado o nome Jeovah! Tomados de emoção, unanimemente acataram o nome, que passou a vigorar.

 

Para efeito de legalização era necessário registrar este nome e a entidade que ele passou a representar. Para isso, foram designados os senhores Jorge Saad, Odilon Guimarães e Edson de Abreu sob a presidência do Sr. Leonel Augusto de Almeida Campos, formando uma comissão que deveria elaborar os estatutos que vigoraram por vários anos.

Daí em diante, começou uma nova historia, um novo tempo que conheceremos no próximo artigo.

bottom of page